Histórico da Conferência

A Modelagem Matemática na Educação Matemática, embora consolidada em nível internacional desde meados do século XX, se fortaleceu no Brasil a partir dos anos de 1990. Esse fortalecimento deu margem à criação de eventos específicos com o intuito de fomentar e aprofundar os debates sobre o tema. Assim, em novembro de 1999, foi realizada a I Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (I CNMEM) promovida pelo Programa de Pós-Graduaçãoem Educação Matemáticada UNESP/Rio Claro com o tema “Modelagem no Ensino de Matemática”. Esse encontro, considerado como a primeira iniciativa de reunir os envolvidos com a pesquisa em Modelagem e Educação Matemática no Brasil, permitiu a instauração de um espaço próprio de discussão sobre o tema. A participação mais expressiva no evento foi de pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Nele a plenária deliberou sobre sua periodicidade de 2 anos e definiu o local da próxima edição.

A II CNMEM foi realizada na Universidade São Francisco em Itatiba, em novembro de 2001, com maior participação de professores, maior representatividade das regiões do país e com publicação dos Anais.

Em outubro de 2003, consolidando a Conferência no calendário da Educação Matemática no Brasil, realiza-se a III CNMEM, promovida pela Universidade Metodista de Piracicaba / UNIMEP-SP com o tema “Modelagem na perspectiva da Educação Matemática” objetivando avançar no sentido da discussão teórica sobre as concepções e fundamentos da Modelagem Matemática e na sua relação com a Educação Matemática. Propôs também a socialização e intercâmbio da produção científica da área, possibilitando aos professores atuantes nas escolas e estudantes de graduação a oportunidade de conhecer os resultados obtidos nas investigações sobre o tema.

A IV CNMEM, realizada em novembro de 2005 na Universidade Estadual de Feira de Santana – Bahia, focalizou o tema: “Modelagem Matemática na Educação Matemática: seu papel na formação humana” teve como objetivos permitir o intercâmbio de idéias originadas de experiências no ensino e na pesquisa de tal forma a contribuir para o desenvolvimento dos participantes e de sua área de estudo; possibilitar reflexões de cunho teórico e prático sobre a Modelagem no ensino da Matemática e sobre a pesquisa científica nesse campo.

A V CNMEM, abordando o tema “A Modelagem Matemática nas Diferentes Práticas Sociais”, aconteceu em novembro de 2007em Ouro Preto, MG e foi promovida pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Dois fatores importantes podem ser observados no decorrer da primeira década de realização das conferências: um diz respeito à definição da Modelagem Matemática como área ou linha de pesquisa em reconhecidos programas de mestrado e doutorado em inúmeros estados brasileiros; outro fator é a participação de brasileiros em eventos internacionais de Modelagem Matemática (especialmente no ICTMA – International Conference on the Teaching of Mathematical Modelling and Applications).

A VI CNMEM, cujo tema foi “Modelagem Matemática: ações, pesquisas e o delinear de perspectivas” aconteceu de doze a quatorze de novembro de 2009 na cidade de Londrina – Paraná, promovido pela Universidade Estadual de Londrina e contou com a presença de renomados pesquisadores da área de Modelagem Matemática das diferentes regiões do Brasil.

A VII CNMEM foi realizada na cidade de Belém, em novembro de 2011 e foi  promovida pela Universidade Federal do Pará contando com a presença de pesquisadores da área de Modelagem. Na plenária de encerramento da VII CNMEM, foram indicadas as instituições Centro Universitário Franciscano juntamente com a UFRGS, para sediar a conferência. Aceita a indicação o evento ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2013 no Centro Universitário Franciscano,em Santa Maria, RS, e uma equipe de professores do Centro Universitário Franciscano e da UFRGS serão responsáveis pela organização.

Ano

Local de realização

Nº de participantes

1999

UNESP – Rio Claro / São Paulo

160

2001

Universidade São Francisco
em Itatiba

200

2003

Universidade Metodista de Piracicaba
UNIMEP-SP

280

2005

Universidade Estadual de Feira de Santana
Bahia

320

2007

Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Ouro Preto – MG

310

2009

Universidade Estadual de Londrina – UEL
Londrina- Paraná

320

2011

Universidade Federal do Pará-UFPA

320