Atividades

Conferências

a) Conferência de Abertura
Conferência de abertura, a ser proferida pela Profª. Dra. Mónica Ester Villareal da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, pesquisadora CONICET, de reconhecimento internacional na área de Modelagem Matemática. A pesquisadora abordará o tema: Modelagem Matemática na Formação de Professores. Esta conferência visa ampliar as discussões sobre ações de Modelagem Matemática nos cursos de licenciatura e no desenvolvimento de pesquisas científicas por pesquisadores de instituições brasileiras e argentinas.

Moderador: Profª. Dra. Lourdes Werle de Almeida- UEL (PR)

b) Conferência
Título: Sentido de realidade e formação de professores de Matemática
Conferencista: Prof. Dr.Jhony Alexander Villa Ochoa-Universidad de Medellín-Colômbia

c) Conferência
Título: ICTMA: história das ideias e ideias da história
Conferencista: Profª. Dra.Maria Salett Biembengut-PUCRS-(RS)

Debates temáticos

A proposta dos Debates Temáticos consiste em rediscutir e aprofundar temas já estabelecidos e promover possíveis e novas conexões das concepções e fundamentosda Modelagem Matemática com as da Educação Matemática em sua diversidade de tendências propostas educacionais. Com esse pensamento, a Comissão Científica da Conferência, estabeleceu os seguintes sub-temas e convidou os seguintes pesquisadores para o desenvolvimento dos debates:


Debate Temático 1

Sobre a Pesquisa em Modelagem na Educação Matemática
Proª.Dra. Lourdes Maria Werle de Almeida -UEL-PR
Proª.Dra. Mónica Ester Villarreal-Universidad Nacional de Córdoba – Argentina

Moderador: Proª.Dra. Helena Noronha Cury-UNIFRA-RS


Debate Temático 2

Modelagem Matemática no Ensino Superior
Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba –UNESP-(SP)
Prof. Dr. João Frederico Meyer-UNICAMP (SP)

Moderador: Prof. Dr. Milton Rosa –UFOP- (MG)


Debate Temático 3

Aspectos Epistemológicos da Modelagem Matemática
Prof. Dr. Marco Antonio Moreira-UFRGS-(RS)
Prof. Dr. José Carlos Cifuentes Vasquez-UFPR-(PR)

Moderador: Prof. Dr. Dionísio Burak-UNICENTRO-(PR).


Debate Temático 4

Modelagem Matemática nos Cursos de Formação de Professores
Prof. Dr.  Ademir Donizete  Caldeira –UFSCar- (SP)
Profª. Dra. Andréia Maria Pereira de Oliveira-UEFS – (BA)

Moderador: Profª. Dra. Ana Paula dos Santos Malheiros- UNESP-(SP)


Proposta de desenvolvimento de cada debate: apresentação dos debatedores pelo mediador; fala dos debatedores por cerca de 30 min cada um; o mediador, a partir do conhecimento dos textos (enviados antecipadamente pelos debatedores), poderá elaborar questões e iniciar as discussões após a fala dos mesmos; é recomendável ampliar o debate abrindo espaço para perguntas da platéia.

Os textos completos de cada debate serão publicados nos anais eletrônicos do evento.

Sessões de Comunicação Oral de trabalhos submetidos

Os interessados poderão submeter propostas de trabalhos para apresentação oral em sessões de Comunicação Oral de trabalhos, sendo a duração de cada apresentação de 20min. O evento contempla estas apresentações havendo sessões paralelas para acomodar os trabalhos aceitos.

O texto submetido para esta modalidade deverá ter forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências bibliográficas. O pressuposto fundamental é que o trabalho esteja em consonância com a temática da Conferência. Considerar-se-á, assim: relevância e pertinência do trabalho para a VIII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática: coerência, consistência conceitual e argumentativa na formulação do problema e no desenvolvimento do trabalho e, por fim, interlocução com a produção existente na área.

Cada trabalho submetido será analisado por dois pareceristas. Havendo necessidade de desempate sobre a aceitação do trabalho, o texto será enviado para um terceiro avaliador.

Os textos podem ser submetidos à análise da Comissão de Arbitragem nas modalidades:

Comunicação Científica: constitui-se em trabalho que expresse uma pesquisa concluída ou em andamento (e, nesse caso, com resultados parciais) na área de Modelagem Matemática com enfoque no tema central;

Relato de Experiência: constitui-se no relato de uma experiência de ensino já realizada, organizada e documentada na área de Modelagem Matemática com enfoque no tema central da Conferência; é importante que o texto contemple uma descrição detalhada do desenvolvimento da experiência com observações e reflexões do autor.

Para ambas as modalidades será disponibilizado um “arquivo padrão” na página do evento contendo todas as normas técnicas requeridas para os textos submetidos.

Minicursos

Caracteriza-se como uma proposta que ofereça aos participantes possibilidades de reflexão sobre temáticas já conhecidas ou sobre o desenvolvimento de atividades que possam agregar informações aos projetos de pesquisa e/ou às práticas profissionais dos participantes. A proposta deve contemplar o tema e sub-temas do evento e terá a duração de 03horas (havendo intervalo de 20min).

Os convidados para minicursos são:

Minicurso 1

Modelagem Matemática na Licenciatura.
Ministrantes: Profª. Dra. Marilaine de Fraga Sant’Ana –UFRGS-RS
Prof. Dr. Alvino Alves Sant’Ana UFRGS-RS


Minicurso 2

A formulação de hipóteses e a construção de modelos em atividades de Modelagem Matemática
Ministrante: Profª Dra. Lilian Akemi Kato -UEM – PR


Minicurso 3

Diálogos entre Modelagem e Paulo Freire: possibilidades para a sala de aula.
Ministrante: Profª. Dra. Ana Paula dos Santos Malheiros- UNESP-SP


Minicurso 4

Desenvolvimento de Saberes Docentes em Experiências  de Modelagem
Ministrantes: Prof. Dr. Adilson Oliveira do Espirito Santos – UFPA-PA
Profª. Ma. Maria Isaura de Albuquerque Chaves  – UFPA-PA


Minicurso 5

Modelagem Matemática: aspectos sócio-culturais e ambientais.
Ministrante: Prof. Dr. Ademir Donizete Caldeira –UFSCar- SP


Minicurso 6

Planejamento, Organização e Condução do Ambiente de Modelagem nas Práticas Pedagógicas
Ministrantes: Profª. Dr. Andréia Maria Pereira de Oliveira, Prof. Me.
Airam da Silva Prado e Profª. Me. Lilian Aragão da Silva-UEFS-BA


Minicurso 7

Modelagem no ensino de Física
Ministrante: Profª. Dra.Eliane Ângela Veit- UFRGS – RS


Minicurso 8

Modelagem Matemática Discreta
Ministrante: Prof. Dr. José Antonio Salvador – UFSCar-SP


Minicurso 9

Experimentos e Modelagem no Ensino de Matemática
Ministrante: Profª. Dra. Regina Helena de Oliveira Lino Franchi – UFOP-MG
Prof. Dr. Dale Willian Bean- UFOP-MG


Minicurso 10

Como Criar Tarefas de Modelagem Matemática?
Ministrante: Prof. Dr. Jonei Cerqueira Barbosa-UFBA


Minicurso 11

Ações e interações envolvidas nas atividades de Modelagem Matemática.
Ministrante: Prof. Dr. Dionísio Burak-UNICENTRO- PR


Minicurso 12

Modelagem Matemática: diversos olhares e múltiplas atuações.
Ministrante: Prof. Dr.Jhony Alexander Villa Ochoa-Universidad de Medellín – Colômbia.


Minicurso 13

Construindo Conceitos Matemáticos por meio da Modelagem Matemática
Ministrante: Profª. Dra.Eleni Bisognin – UNIFRA- RS


Os textos completos dos minicursos serão publicados nos anais eletrônicos do evento e a formatação dos textos seguirá o mesmo padrão dos trabalhos de comunicação científica e relatos de experiência submetidos. Cada ministrante terá a sua disposição computador e data-show.

Painel de encerramento

Para encerrar as atividades científicas do evento será realizado um “Painel de Encerramento” abordando o tema “Articulação entre a Matemática e a Modelagem na Educação Matemática” com participantes convidados pelos seus trabalhos e reconhecido mérito na área.

Para esta atividade a Comissão Científica do evento convidou os pesquisadores/professores:
Profª. Dra. Jussara de Loiola Araújo –UFMG – MG
Prof. Dr. Rodney Carlos Bassanezi – UFABC – SP.
Moderador: Profª. Dra. Vanilde Bisognin – UNIFRA- RS

Assembléia final

Constitui um momento para traçar, com os participantes da conferência, avanços obtidos com elação à temática do evento. Além disso, representa também um espaço de abertura para discussão da continuidade da realização da Conferência, culminando com a análise e votação de propostas de instituições para sediar o evento no ano de 2015, garantindo assim a periodicidade do mesmo.